SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2Facets of schooling democratization: an exigent schoolIntergerational partnership and teacher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

GONZALEZ CARMENATE, Maricela; FERNANDEZ AQUINO, Orlando  and  VALDES PUENTES, Roberto. Perfil do professor e da classe universitária em Cuba: resultados de um estudo de caso. Educ. rev. [online]. 2009, vol.25, n.2, pp. 107-131. ISSN 0102-4698.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982009000200005.

No presente artigo, traça-se o perfil do professor e da classe universitária com base nos documentos da política educativa do Ministério da Educação Superior de Cuba/MES-Cuba e, ainda, cotejam-se esses dados com os resultados de um estudo de caso realizado em três carreiras do Centro Universitário de Sancti Spiritus, nos anos letivos 2005-2006 e 2006-2007. O estudo focaliza o trabalho em sala de aula, por meio da observação de 165 classes, e se complementa com sondagens aplicadas a estudantes e professores. A discussão dos dados faz aflorarem as incongruências existentes entre a realidad do que acontece na aula e as propostas da política -incluindo o perfil do professorado-, e permite aos autores importantes consideraçõs sobre a classe e a necesidade de dar um salto qualitativo nesse privilegiado espaço institucional - tantas vezes desasistido-, no qual se concretizam as políticas, as práticas pedagógicas e a formação dos egressos.

Keywords : Perfil do Professor; Classe Universitária; Políticas Educativas.

        · abstract in Spanish     · text in Spanish     · pdf in Spanish