SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2Perfil del profesor y de la clase universitaria en Cuba: resultados de un estudio de casoThe ontological reduction of Man to machine in Marx: subsidies for contemporary debate author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

SARTI, Flávia Medeiros. Parceria intergeracional e formação docente. Educ. rev. [online]. 2009, vol.25, n.2, pp. 133-152. ISSN 0102-4698.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982009000200006.

O artigo focaliza o potencial formativo da parceria intergeracional na formação docente -inicial e continuada -, tendo por pressuposto a existência de uma cultura profissional específica do magistério (JULIA, 2001), o papel dos professores como produtores de saberes sobre o ensino (SHULMAN, 1986; TARDIF; LESSARD; LAHAYE, 1991), bem como a importância da escola como eixo para a formação docente (NÓVOA, 1999; AZANHA, 2000). São apresentados dados sobre um trabalho formativo que, desde 2006, vem sendo desenvolvido na cidade de Rio Claro, reunindo estudantes do curso de Pedagogia da UNESP e professores dos anos iniciais do ensino fundamental. De acordo com a proposta, futuros professores e professores em exercício atuam como parceiros, em uma relação de colaboração nas atividades docentes. Além da formação profissional dos sujeitos envolvidos, o investimento nessas parcerias tem em vista o desenvolvimento de uma dimensão mais colaborativa no seio da cultura do magistério.

Keywords : Formação de Professores; Docência; Desenvolvimento profissional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese