SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2Intergerational partnership and teacher educationIndians and afro-brazilians histories and culture in mathematics lessons author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

MELO, Alessandro de. A redução ontológica do Homem à máquina em Marx: subsídios ao debate contemporâneo. Educ. rev. [online]. 2009, vol.25, n.2, pp. 153-173. ISSN 0102-4698.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982009000200007.

Este artigo pretende ser mais um elemento de debate sobre as contribuições de Marx para a compreensão e a crítica da sociedade atual, caracterizada, em termos econômicos, pelo avanço do neoliberalismo e da acumulação flexível da produção. Partindo desse pressuposto, pretende-se verificar, na obra O Capital, o movimento histórico de desqualificação dos trabalhadores no desenvolvimento das forças produtivas no capitalismo, nas suas fases da cooperação, manufatura e maquinaria e grande indústria. Esses elementos históricos são compreendidos aqui pelo conceito de redução ontológica, ou seja, a redução do homem, do trabalho e da sociedade em mera determinação econômica. Tal redução elimina ideologicamente os elementos da realidade como condição de desenvolvimento do capital, elementos estes que são os que lhe deram origem e o sustentam.

Keywords : Redução Ontológica; Trabalho e Educação; Desqualificação dos Trabalhadores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese