SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2The ontological reduction of Man to machine in Marx: subsidies for contemporary debateThe senses of sensitivity and their fruition in the educatiing phenomenon author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

COSTA, Wanderleya Nara Gonçalves. As histórias e culturas indígenas e as afro-brasileiras nas aulas de matemática. Educ. rev. [online]. 2009, vol.25, n.2, pp. 175-197. ISSN 0102-4698.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982009000200008.

Inicialmente, é evidenciada a necessidade de implementação da Lei 11.645/08, que torna obrigatória a abordagem escolar das histórias e das culturas negras e indígenas. Em seguida, defende-se que: ressaltar tais culturas e histórias não implica vê-las fechadas em si mesmas; não é necessário estabelecer oposição frontal entre brancos, negros e índios; importa evidenciar o silenciado, os mecanismos de dominação e de exploração entre os grupos humanos e dissolver nossas certezas para que, ao descobrirmos outros significados, desconstruamos nossas percepções e categorizações, tornando-nos mais capazes de abordar tais histórias e culturas. Restringindo a discussão para a área de Educação Matemática, esses tópicos são, então, discutidos a partir dos referenciais da Etnomatemática, da História Cultural e dos Estudos do Imaginário. Finalmente, nesse contexto, é apresentado um breve estudo do maracatu para sugerir aos professores algumas possibilidades de ação.

Keywords : Formação de Professores; Culturas Indígenas; Culturas Negras.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese