SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2Indians and afro-brazilians histories and culture in mathematics lessonsEvaluation of the learning as loving act: what does the teacher do? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

ARAUJO, Miguel Almir Lima de. Os sentidos da sensibilidade e sua fruição no fenômeno do educar. Educ. rev. [online]. 2009, vol.25, n.2, pp. 199-221. ISSN 0102-4698.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982009000200009.

Apresento a Sensibilidade como estado de dis-posição dos sensos perceptivos (afeccionais e noéticos) em que corpo e espírito coexistem para a compreensão dos Sentidos do existir. Sensibilidade que se constitui desde os fulcros da Corporeidade, da Intuição, da Afetividade, do Mitopoético e da Razão-Sentido. Explicito o educar como ação teórico-vivencial que implica a fruição da Sensibilidade; como um rito vivo de iniciação aos saberes e sentires, aos Sentidos humanos. Por fim, propugno uma Pedagogia do encantamento que implica o jorrar do pathos criante, do ad-mirante, do espírito altaneiro; que envida laços de simpatia e de empatia; que conduz a fruição dos Sentidos pregnantes e anímicos.

Keywords : Sensibilidade; Educar; Corporeidade; Afetividade; Intuição; Mitopoético; Razão-Sentido; Encantamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese