SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2The senses of sensitivity and their fruition in the educatiing phenomenonInvestigating one's own practice: mobilization and incorporation of professional knowledges in Mathematics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

CAVALCANTI NETO, Ana Lúcia Gomes  and  AQUINO, Josefa de Lima Fernandes. A avaliação da aprendizagem como um ato amoroso: o que o professor pratica?. Educ. rev. [online]. 2009, vol.25, n.2, pp. 223-240. ISSN 0102-4698.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982009000200010.

O estudo faz uma análise de concepções de professores da 3ª série do ensino fundamental II da cidade do Ribeirão/PE sobre avaliação da aprendizagem. A pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou a entrevista semiestruturada como metodologia de coleta de dados. A análise desses dados, fundamentada nos princípios da avaliação como ato amoroso de mediação entre ensino e aprendizagem defendida por Luckesi, leva a concluir que, apesar da identificação de alguns elementos na ação pedagógica desses professores que representavam acolhimento, integração e inclusão, a significação de avaliação como momento pontual, classificatório e seletivo ainda é bastante evidente. Dessa forma, acredita-se que o caminho para uma real mudança nas concepções e, consequentemente, na ação pedagógica dos docentes está numa formação, tanto inicial quanto continuada, coerente com essa proposta pedagógica.

Keywords : Avaliação da aprendizagem; Instrumento amoroso; Ensino- aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese