SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2Evaluation of the learning as loving act: what does the teacher do?Nature and space as scopes for aesthetic experience: new understanding of the relationship human being - environment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

LIMA, Claudia Neves do Monte Freitas de  and  NACARATO, Adair Mendes. A investigação da própria prática: mobilização e apropriação de saberes profissionais em Matemática. Educ. rev. [online]. 2009, vol.25, n.2, pp. 241-265. ISSN 0102-4698.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982009000200011.

O presente trabalho refere-se a uma investigação da própria prática, num contexto de aulas de Matemática, com utilização de tarefas exploratório-investigativas. A pesquisa foi realizada com alunos da 1ª série do ensino médio de uma escola pública estadual, em São Bernardo do Campo/SP, em 2005. Teve-se como objetivo analisar os saberes mobilizados e apropriados pela professora-pesquisadora. Discute-se, inicialmente, essa modalidade de pesquisa e a pertinência do uso das tarefas exploratório-investigativas. A análise centra-se em episódios (audiogravados) que focalizaram a mediação/intervenção da professora-pesquisadora, em contextos de trabalho dos alunos. Destaca-se a importância do outro - os alunos, os pares e os colegas pesquisadores -, que provoca estranhamentos e questionamentos e desencadeia processos reflexivos. Finalmente, analisam-se os conflitos vividos pela justaposição de papeis de professora e de pesquisadora no contexto da sala de aula.

Keywords : Saberes Profissionais; Investigação da Própria Prática; Tarefas Exploratório-Investigativas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese