SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2Investigating one's own practice: mobilization and incorporation of professional knowledges in MathematicsQuiet and silent: the movement activities with children in childhood education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

MARIN, Andréia Aparecida  and  KASPER, Kátia Maria. A natureza e o lugar habitado como âmbitos da experiência estética: novos entendimentos da relação ser humano - ambiente. Educ. rev. [online]. 2009, vol.25, n.2, pp. 267-282. ISSN 0102-4698.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982009000200012.

A percepção que o ser humano tem da natureza e do espaço habitado é marcada pela imaginação, pela afetividade, pela memória e pela sensibilidade estética. O significado da experiência estética está presente tanto nas construções do lugar habitado quanto na contemplação dos ambientes preservados. No presente ensaio, propomos um caminho reflexivo que evidencia essa necessidade estética do humano, focando-a nas categorias natureza e espaços do cotidiano como âmbitos de vivência. Tecemos considerações sobre os possíveis significados da teoria estética para a educação ambiental. Para tanto, partimos do resgate de referenciais teóricos da fenomenologia e do campo da filosofia estética, que incluem Merleau-Ponty, Bachelard, Dufrenne e Quintás.

Keywords : Experiência Estética; Educação Ambiental; Percepção Ambiental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese