SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2Nature and space as scopes for aesthetic experience: new understanding of the relationship human being - environment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

IZA, Dijnane Fernanda Vedovatto  and  MELLO, Maria Aparecida. Quietas e caladas: as atividades de movimento com as crianças na Educação Infantil. Educ. rev. [online]. 2009, vol.25, n.2, pp. 283-302. ISSN 0102-4698.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982009000200013.

Este artigo discute as atividades de Movimento nas rotinas diárias de professoras de Educação Infantil, sob a perspectiva da teoria Histórico-Cultural de Vigotski, cuja concepção de desenvolvimento infantil prioriza a cultura e a atividade mediada de professores, como determinantes nas aprendizagens e no desenvolvimento infantis. As atividades de Movimento vão além do desenvolvimento motor, relacionando-se com resolução de problemas, questionamentos, criatividade, memória, atenção, abstração, etc. As professoras da creche investigada têm experiência de trabalho com as crianças, mas falta-lhes o conhecimento de como trabalhar atividades educativas com Movimento e, portanto, priorizam a manutenção das crianças em situação de Não-Movimento. Tais práticas de manter as crianças quietas e caladas revelam as concepções de criança e movimento das professoras, indicando a urgência de reformulação dos processos e cursos de formação inicial e continuada de professoras de Educação Infantil.

Keywords : Atividades de Movimento; Educação Infantil; Teoria Histórico-Cultural.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese