SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3Hypermodal content to learning: student's contextualized useThe others' choice: judgements, strategies and educational segregation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

ARAUJO, Júlio César  and  DIEB, Messias. Interação virtual e a autoria de artigos científicos: nos bastidores da produção acadêmica. Educ. rev. [online]. 2010, vol.26, n.3, pp. 387-406. ISSN 0102-4698.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982010000300020.

Este artigo trata de uma experiência com o gênero digital fórum educacional na disciplina Leitura e Produção do Texto Acadêmico (LPTA), do curso de Letras da UFC, cujo propósito foi desenvolver habilidades de compreensão e produção de textos acadêmicos, em especial o artigo científico. Para isso, os estudantes, em aulas presenciais, aprenderam sobre o gênero artigo científico e seus movimentos retóricos mais comuns. A partir dessas aulas, começaram a produzir seu próprio texto e, nesse momento, o fórum serviu como ferramenta didática para a apropriação de saberes em torno do artigo. Como resultado, a aprendizagem sobre o artigo foi bastante significativa e colaborativa, pois os alunos usaram, satisfatoriamente, os recursos multimodais disponibilizados pelo fórum, bem como analisaram os textos dos outros estudantes da turma, com um olhar mais crítico, afirmando perceber falhas e acertos e, desse modo, estar mais atentos às suas próprias produções.

Keywords : Gêneros Digitais; Fórum Eletrônico; Letramentos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese