SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue1Tupinambá beverages and educational process in Colonial BrasilA discussion on religious teaching in the capital city of Paraná: between the tribune and the press (1922-1931) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

SILVA, José Cláudio Sooma. A escola como atração urbana: as encenações de espetáculos educacionais no Rio de Janeiro e em Buenos Aires nos anos 1920. Educ. rev. [online]. 2011, vol.27, n.1, pp. 45-63. ISSN 0102-4698.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982011000100003.

O artigo dialoga com as pesquisas que têm procurado perscrutar a circulação de modelos e práticas de escolarização entre o Brasil e a Argentina. Este conjunto de reflexões vem se esforçando para aclarar os cuidados que devem acompanhar os interesses investigativos daqueles que se dispõem a aceitar o desafio de construir um exercício comparativo. Dentre estes cuidados, talvez o maior seja aquele referente à preocupação em realçar não apenas as proximidades, mas fundamentalmente, as singularidades históricas das circunstâncias analisadas. Alicerçado nessa perspectiva teórico-metodológica, foram problematizados aproximações e distanciamentos entre as encenações dos espetáculos educacionais protagonizadas pelas crianças no decurso dos anos 1920 no Rio de Janeiro e em Buenos Aires. Nesse sentido, estiveram em atenção as motivações que concorreram para que, tanto naquela cidade quanto nesta, tais ocasiões fossem empregadas para a disseminação de preceitos educativos pelos ambientes urbanos.

Keywords : História da Educação; Espetáculos Educacionais; História Comparada.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese