Acessibilidade / Reportar erro

Pós-Graduação, saberes e formação docente: uma análise das repercussões dos cursos de mestrado e doutorado na prática pedagógica de egressos do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFMG (1977-2006)

Post-Graduation, knowledges and teacher education: an analyse of the impacts of the master and doctorate levels in the pedagogical practice of the egresses from the Post-Graduation Programa at UFMG (1977-2006)

Este artigo analisa repercussões do mestrado e do doutorado na vida profissional de 305 egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação da FaE-UFMG, no período 1977-2006. Por meio de um questionário, obtiveram-se informações relativas às atividades profissionais dos egressos. Os resultados foram analisados por decênios e mostram que a docência no ensino superior é a ocupação majoritária dos egressos. Os doutores concentram-se na academia e em instituições de pesquisa; os mestres, em instituições de ensino superior, na educação básica e em atividades autônomas. As repercussões na escola apontam a ampliação da aprendizagem dos aspectos que constituem a prática, mas são tímidas as especificações de resultados. Mestres e doutores avaliam positivamente a formação em pesquisa e a sua passagem pela Faculdade de Educação e consideram a pós-graduação um lugar de formação do pesquisador e de produção de conhecimento. Quanto ao objetivo de formação docente, muitas questões ficam em aberto, especialmente aquelas relativas à relação ensino-pesquisa.

Egresso Pós-Graduação; Repercussões Profissionais; Prática Pedagógica; Formação Docente


Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Avenida Antonio Carlos, 6627., 31270-901 - Belo Horizonte - MG - Brasil, Tel./Fax: (55 31) 3409-5371 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revista@fae.ufmg.br