SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue1Post-Graduation, knowledges and teacher education: an analyse of the impacts of the master and doctorate levels in the pedagogical practice of the egresses from the Post-Graduation Programa at UFMG (1977-2006)Curricular innovations: the perspective of teachers involved in school governance in Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

JACOMINI, Márcia Aparecida. Os ciclos e a progressão continuada na opinião de pais e alunos. Educ. rev. [online]. 2011, vol.27, n.1, pp.161-180. ISSN 0102-4698.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982011000100008.

O objetivo deste artigo é analisar a opinião de pais e alunos sobre os ciclos e a progressão continuada na Rede Municipal de São Paulo. A pesquisa de campo foi realizada em duas escolas durante o ano letivo de 2005. Os dados foram coletados por meio de visitas semanais às escolas e entrevistas com 28 pais e 28 alunos, das duas escolas, e organizados em categorias temáticas, de acordo com Bardin (2004). A análise dos dados mostra que o conhecimento dos entrevistados sobre a organização do ensino municipal refere-se à forma de progressão dos alunos e eles não sabem o que é um ensino organizado em ciclos. A maioria dos entrevistados disse ser contrária à progressão continuada porque acredita que, sem a reprovação anual, os alunos serão promovidos sem saber e não estudam. Observou-se que o fato de o ensino municipal de São Paulo não estar organizado em ciclos, tal como foi concebido na proposta inicial, A ausência de um ensino em ciclos na cidade de São Paulo parece influenciar a oposição de pais e alunos à progressão continuada.

Keywords : Ciclos; Pais; Alunos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License