SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue1The meaning of the school' institutions in the teaching profession based on biographical perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

MIGNOT, Ana Chrystina Venancio  and  SILVA, Alexandra Lima da. Tão longe, tão perto: escrita de si em relatórios de viagens. Educ. rev. [online]. 2011, vol.27, n.1, pp. 435-458. ISSN 0102-4698.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982011000100020.

Explorar os sentidos de um tom autobiográfico inscrito em relatórios de viagens empreendidas por três professores que integravam a primeira missão oficial de educadores que visitaria o continente europeu, no alvorecer da República, com a finalidade de estudar o sistema educacional de vários países, é o horizonte deste texto. Tais experiências compunham as preocupações com as melhorias na instrução pública no país, em que as viagens para conhecer e estudar o outro, divulgadas e defendidas pela Revista Pedagógica, publicação do Pedagogium, revertiam-se em diferentes modos de intervir e propor mudanças na educação no Brasil. Procura-se, nesta análise, em meio à escrita obrigatória e fadada à impessoalidade, mais do que impressões, conclusões e proposições sobre a organização escolar, a organização do magistério, o material didático, a arquitetura das escolas e os aspectos relativos à remuneração dos professores, mas, sobretudo, os traços da intimidade e dos modos de ver o mundo dos professores viajantes.

Keywords : Viagens de Educadores; Relatórios de Viagens; Escrita de Si.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese