SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2The wreck learning: Moby Dick, ahab, a reader and the wallThe complex of education in Lukács: an analysis based upon the categories of labor and social reproduction índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

AMARILLA FILHO, Porfírio. Educação a distância: uma abordagem metodológica e didática a partir dos ambientes virtuais. Educ. rev. [online]. 2011, vol.27, n.2, pp. 41-72. ISSN 0102-4698.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982011000200004.

Este artigo aborda a Educação a Distância a partir da influência dos ambientes virtuais. Suas exigências, suas relações técnico-pedagógicas necessárias e os pressupostos necessários aos processos ensino e aprendizagem a partir da utilização desses ambientes. A partir de uma análise do conceito de ambiente virtual e das implicações que sua influência impõe ao processo de ensino-aprendizagem, procura-se analisar algumas implicações metodológicas e didáticas aos projetos educacionais dessa natureza aplicados a essa modalidade de ensino a partir desses ambientes. Para isso, propõe-se uma reflexão sobre o conceito de Educação a Distância, a partir da compreensão dos domínios da educação, do professor e do aluno, tendo como fundamento os desafios que essa nova tecnologia apresenta a essa modalidade de ensino.

Palabras llave : Informática em Educação; Educação a Distância; Ambientes Virtuais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués