SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2O complexo da educação em Lukács: uma análise à luz das categorias trabalho e reprodução socialA educação corporal no Paraná através do movimento escoteiro em Guarapuava (1927-1936) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

IARED, Valéria Ghisloti  e  OLIVEIRA, Haydée Torres de. Concepções de educação ambiental e perspectivas pedagógicas de professoras do ensino fundamental. Educ. rev. [online]. 2011, vol.27, n.2, pp. 95-122. ISSN 0102-4698.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982011000200006.

Partindo da constatação de que existe uma pluralidade de concepções e práticas em educação ambiental, o objetivo deste trabalho foi identificar a relação entre as diferentes tendências da concepção de educação ambiental (EA) e a perspectiva pedagógica de professoras do ensino fundamental do município de São Carlos/SP. Para a análise, consideramos três tendências de perspectivas pedagógicas e três tendências de concepção de educação ambiental. Percebemos a coexistência de várias tendências no mesmo discurso e os resultados mostram que a escola é reflexo e reflete a transição de paradigmas pela qual passa a sociedade e, consequentemente, a produção de conhecimento no campo de EA. A partir dessa constatação, nossa aposta é de que a institucionalização da educação ambiental entre diferentes públicos e setores sociais pode tornar o desafio da ambientalização uma tarefa menos árdua para a escola.

Palavras-chave : Concepção de Educação Ambiental; Educação Escolar; Prática Educativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português