SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Critical discourse analysis of the programa nacional de formação de educadores ambientais/profea: against environmental education (ee) withdraw from schoolImplications of the educational policies in the context of a nine year elementary school índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

ZUCCHETTI, Dinora Tereza. A inclusão escolar vista sob a ótica de professores da escola básica. Educ. rev. [online]. 2011, vol.27, n.2, pp. 197-218. ISSN 0102-4698.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982011000200010.

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa interinstitucional que se ocupou dos discursos de professores da escola básica, do Vale do Sinos, Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. Os informantes são acadêmicos de uma universidade da região que, por meio de entrevistas e/ou respondendo a um questionário, manifestaram suas representações sobre a inclusão social, em especial, a de sujeitos marcados por diferenças. O texto, mais do que produzir interpretações conclusivas, pretende descrever os discursos docentes relativamente às diferenças e à inclusão, tratando-os como fenômenos sociais visíveis na escola. A análise compartilha a ideia de que há desconforto, por parte dos docentes, no que se refere à diferença e à diversidade e, talvez por isso, a prática de professores seja um espaço de múltiplas resistências e reivindicações. Algumas aproximações com o currículo do curso de Pedagogia da universidade servem meramente para fins de exemplificação.

Palabras llave : Educação Inclusiva; Professores; Diversidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués