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É possível relacionar avaliação discente e formação de professores? A experiência de São Paulo

Is it possible to relate student assessments to the training and education of teachers? The São Paulo experience

No contexto da política educacional paulista, busca-se relacionar os resultados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) ao direcionamento de ações de formação de professores. Este trabalho amplia a análise teórica do texto original, produzido durante o mestrado da autora, que focou a articulação entre o Saresp e os programas de formação contínua da rede estadual. Partindo dos anúncios da relação presente nos documentos oficiais, questiona-se em que medida é pertinente elaborar programas e ações de formação e bonificação de professores, tendo como pressuposto que os resultados dos alunos nas avaliações ilustram as necessidades de formação dos docentes e o trabalho realizado pelos professores. Conclui-se que essa relação não é direta, apesar de ser defendida no âmbito de elaboração de políticas educacionais preocupadas com a gestão racionalizada do sistema educacional, e aponta-se a necessidade de estudos e debates mais aprofundados sobre o binômio formação de professores/resultados de desempenho de alunos.

Formação de Professores; Desempenho dos Alunos; Sistemas de Avaliação


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