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O trabalho do tutor em uma instituição pública de ensino superior

The work of the tutor in public institutions of higher education

Este estudo tem como objetivo analisar as características do trabalho desempenhado por um dos profissionais que atuam no Ensino a Distância (EAD), o tutor, e identificar se esse trabalho pode ser definido como uma substituição da função docente no processo de formação. A pesquisa contou com dois procedimentos de investigação que se complementaram: um estudo dos registros legais e estatísticos referentes ao EAD e uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. A investigação demonstrou que todas as atribuições dos tutores são encargos docentes. Há, dessa forma, uma substituição do professor pelo tutor, que, mesmo exercendo funções docentes, não possui vínculo empregatício; titulação compatível com as exigências para a docência no ensino superior; atuação com pesquisa e extensão. O trabalho no EAD é fragmentado entre aqueles que planejam e organizam as disciplinas, os "professores", e aqueles que as executam, interagindo (virtualmente) com os alunos, os "tutores".

Professor; Tutor; Trabalho; Ensino a Distância


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