SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue2Movies in the development of future teachers: teaching one to lookSchooling and its compulsory nature: debates in the province of Espírito Santo (1870-1880) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

GONCALVES, Irlen Antônio  and  CHAMON, Carla Simone. O congresso mineiro e a educação profissional em Minas Gerais: o ensino técnico primário. Educ. rev. [online]. 2012, vol.28, n.2, pp. 153-174. ISSN 0102-4698.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982012000200008.

Este artigo analisa algumas iniciativas de implementação da Educação Profissional no âmbito das políticas públicas em Minas Gerais, entre fins do século XIX e início do XX. Nosso objetivo é compreender como foi pensada e construída a escolarização do trabalhador mineiro nesse momento e sua relação com o processo de produção do ideário educativo modernizador da república. A análise da documentação - Anais do Congresso Mineiro, Leis e Decretos -, produzida entre os anos de 1892 e 1911, deixa entrever o esforço empreendido pelas elites mineiras não apenas para qualificar o trabalhador, mas também para ensinar-lhe a ética do trabalho. Parte de um processo mais amplo, que buscava atender ao ideal de ordem e progresso a que as elites republicanas aspiravam, as políticas públicas de Educação Profissional tinham por fim a formação do trabalhador em Minas Gerais e sua inserção, como cidadão útil, na república recém-inaugurada.

Keywords : Políticas Públicas; Ensino Técnico Primário; Educação Profissional; Formação Profissional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese