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Intenção educacional da ética de Tomás de Aquino no contexto citadino no século XIII

The educational intention in the ethics of Thomas Aquinas, and its urban context, in the thirteenth century

O objetivo deste texto é tecer considerações sobre a concepção de ética de Tomás de Aquino (1224-5?/1274), a partir da relação entre produção do conhecimento e transformações sociais. Selecionamos para análise a questão "As consequências dos atos humanos em razão da bondade e da malícia", oriunda da obra principal do autor, a Suma de Teologia. Faremos este debate à luz de estudiosos da contemporaneidade que tratam do tema, com destaque especial para Le Goff, Lauand e Oliveira. Compreendemos que a elaboração de Tomás de Aquino, gestada na e para a cidade, afirmava a necessidade do conhecimento e do ensino de virtudes orientadas para as relações sociais que implicavam a responsabilidade pessoal. Consideramos que este estudo pode nos apontar caminhos para o debate sobre a ética na atualidade.

História da Educação; Ética e Educação; Tomás de Aquino


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