SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue2Schools successful in the education of juveniles and adults: case studies from the city of Rio de Janeiro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

FERRARI, Anderson  and  DINALI, Wescley. Herança moderna disciplinar e controle dos corpos: quando a escola se parece com uma "gaiola". Educ. rev. [online]. 2012, vol.28, n.2, pp. 393-422. ISSN 0102-4698.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982012000200018.

Este artigo foi escrito com base em uma pesquisa realizada no C.A. João XXIII/UFJF, no ano de 2010. Tomamos como inspiração a palavra "gaiola" para problematizar como a escola foi se constituindo como espaço que tem como uma de suas funções enclausurar os corpos para melhor controlá-los, sob uma perspectiva disciplinar. Para isso, buscamos as aproximações entre o pósestruturalismo e as teorizações de Michel Foucault. Isso significa dizer que estamos interessados nos discursos e práticas que constituem os sujeitos e sobre as relações de poder que envolvem conflitos, negociações, avanços e recuos. Aproximações que nos possibilitam assumir as escolas, os alunos e suas identidades como categorias em constante construção social, cultural e discursiva e, por isso, instáveis e incompletas. Pretendemos problematizar a construção do sujeito, moderno e atual, como objeto e produto das relações de poder/saber.

Keywords : Disciplina; Sujeitos; Escolas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese