Acessibilidade / Reportar erro

O discurso ético do formador para avaliar: a análise do discurso na pesquisa qualitativa em educação

The ethical discourse of the educator to evaluate discourse analysis in education qualitative research

Este texto apresenta parte de uma pesquisa realizada no campo da formação de adultos contendo questões éticas referentes à avaliação dos formadores. Trata-se de uma abordagem dos posicionamentos éticos dos formadores para avaliar, os quais são identificados através do discurso. Interrogados, exprimem suas dificuldades para avaliar no contexto da formação cujo objetivo é o acompanhamento da elaboração do projeto pessoal e profissional de estudantes universitários franceses incritos no primeiro ano. A investigação apresentada valoriza o estudo da singularidade presente no perfil dos formadores participantes da pesquisa. O método utilizado, para a análise do corpus constituído pelo discurso dos formadores, emprega categorias da análise do discurso. Esperamos contribuir para difusão desse instrumento de análise em pesquisas qualitativas do campo da educação com os exemplos apresentados.

Pesquisa Qualitativa; Análise do Discurso; Discurso Ético do Formador; Singularidade


Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Avenida Antonio Carlos, 6627., 31270-901 - Belo Horizonte - MG - Brasil, Tel./Fax: (55 31) 3409-5371 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revista@fae.ufmg.br