Acessibilidade / Reportar erro

Educação física, prática pedagógica e não-diretividade: a produção de uma "periferia da quadra"

Physical education, pedagogical practice and non-directivity: the production of a court "periphery"

Em aulas de Educação Física na escola é comum a não participação de alguns alunos nas atividades corporais, o que faz com que estes alunos fiquem à margem da aula, o que estamos chamando de "periferia da quadra". Considerando que este não é algo dado ou natural, mas produzido pelo contexto escolar, o objetivo desse estudo é analisar a relação entre a prática pedagógica em Educação Física e a produção da "periferia da quadra". Trata-se de uma etnografia desenvolvida com uma turma de 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública, tendo como instrumentos de coleta de dados a entrevista semi-estruturada e a observação. Concluímos que a prática pedagógica do professor de Educação Física, predominantemente não-diretiva, teve íntima relação com a produção de uma "periferia da quadra". Assim, as aulas de Educação Física, configuradas como tempo e espaço de maior liberdade aos alunos, acabaram restritas ao conformismo.

Educação física; prática pedagógica; método de ensino


Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Avenida Antonio Carlos, 6627., 31270-901 - Belo Horizonte - MG - Brasil, Tel./Fax: (55 31) 3409-5371 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revista@fae.ufmg.br