SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2Educação física, prática pedagógica e não-diretividade: a produção de uma "periferia da quadra"O discurso do consumo consciente e a produção dos sujeitos contemporâneos do consumo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

CHAVES, Miriam Waidenfeld. História da Educação Escolar e Sociologia: uma relação promissora. Educ. rev. [online]. 2014, vol.30, n.2, pp.95-116.  Epub 08-Abr-2014. ISSN 0102-4698.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982014005000002.

A crise das Ciências Sociais tem propiciado uma discussão sobre novas abordagens teórico-metodológicas que, ao criticarem as perspectivas globalizantes, trazem à tona outras leituras que buscam resgatar a ação dos indivíduos nos processos sociais. Esses questionamentos afetam as pesquisas no interior da História da Educação, possibilitando novos desafios, na medida em que se procura entender a escola de acordo com a sua lógica interna. Considera-se, então, a construção de outro entendimento sobre a instituição escolar que se viabiliza a partir de uma análise das práticas, estratégias e trajetórias sociais daqueles que vivenciaram o processo educacional. Este texto, com base nessas afirmações, procura salientar a forma como a História da Educação tem enfrentado essa questão. Salienta algumas possibilidades de diálogo com a Sociologia, bem como a relevância dessa abordagem para uma releitura dos estudos históricos sobre a escola.

Palavras-chave : História da Educação Escolar; Sociologia; Indivíduos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons