SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número4O estudo de saberes profissionais na perspectiva etnográfica: contribuições teórico-metodológicasAvaliação na educação física escolar: construindo possibilidades para a atuação profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

ARAUJO, Nabil. Por uma pedagogia literária do "como se": em torno de uma experiência pedagógica na graduação em letras da UFMG. Educ. rev. [online]. 2014, vol.30, n.4, pp.127-152. ISSN 0102-4698.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982014000400007.

Este artigo relata a experiência pedagógica em Teoria da Literatura conduzida pelo autor na graduação em Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) à época de seu doutorado em Estudos Literários na mesma instituição. Essa experiência, aqui convertida, ela própria, em objeto de reflexão teórica, suscita uma compreensão renovada do ato crítico em jogo na leitura/avaliação de textos literários, bem como a proposta de uma pedagogia literária aqui chamada - sob a inspiração do livro clássico de Hans Vaihinger, Die Philosophie des Als Ob [A filosofia do como se] - de "Pedagogia do Como Se".

Palavras-chave : Teoria da Literatura; Crítica Literária; Ensino de Literatura; Pedagogia do "Como Se".

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons