SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número4Por uma pedagogia literária do "como se": em torno de uma experiência pedagógica na graduação em letras da UFMGEnsino de didática: um estudo sobre concepções e práticas de professores formadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

SANTOS, Wagner dos et al. Avaliação na educação física escolar: construindo possibilidades para a atuação profissional. Educ. rev. [online]. 2014, vol.30, n.4, pp.153-179. ISSN 0102-4698.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982014000400008.

A pesquisa objetivou construir, de maneira colaborativa, práticas avaliativas para a Educação Física escolar. Utilizou a pesquisa-ação (BARBIER, 2002) como referencial teórico-metodológico e definiu, como colaboradores, uma professora e alunos do quarto ano do Ensino Fundamental I, pertencentes à rede municipal de Vitória, Espírito Santo. O estudo fundamentou-se na perspectiva de avaliação como prática indiciária (SANTOS, 2005, 2008), apresentando como instrumentos: registros iconográficos (fotografias e desenhos), diários de Educação Física, ficha individual da professora e ficha de autoavaliação do aluno. A avaliação deu visibilidade ao que foi ensinado nas aulas de Educação Física e aos sentidos construídos pelos alunos em sua relação com o saber. Esse movimento anunciou caminhos para se projetar a avaliação além dos discursos acadêmicos que baseiam suas análises em diagnósticos de denúncias.

Palavras-chave : Avaliação; Intervenção na Educação Básica; Educação Física.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons