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Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

VITORINO, Artur José Renda. Recensões sobre educação e democracia ética na obra de Mário Vieira de Mello. Educ. rev. [online]. 2014, vol.30, n.4, pp.229-250. ISSN 0102-4698.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982014000400011.

O objetivo deste texto é examinar o que foi exposto, em linhas gerais, por Mário Vieira de Mello (1912-2006) e denominado por ele de projeto de democracia ética (derivada essencialmente de estruturas de Cultura), numa contraposição à democracia igualitária (derivada essencialmente de estruturas de Poder). Em outros termos, a liberdade como autodeterminação da pessoa humana em contraposição à liberdade como faculdade de escolha, pois o reconhecimento imediato à liberdade como autodeterminação da pessoa é a chave para o problema das relações entre a liberdade da pessoa e o interesse do Estado e da Sociedade. Para esse autor, a educação poderá oferecer o seu contributo para o problema da democracia, à medida que conseguir enriquecer seu conteúdo com verdadeiras ideias de Cultura. A ideia de liberdade interior é um desses elementos que a educação pode oferecer a qualquer sistema democrático.

Palavras-chave : Educação; Democracia Ética; Razão; Liberdade; Mário Vieira de Mello.

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