SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número4Recensões sobre educação e democracia ética na obra de Mário Vieira de MelloItinerância severina de jovens e adultos do campo: exclusão do direito à escola em memórias e projetos de futuro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

GERKEN, Carlos Henrique de Souza; ALVARENGA, Tamiris Amanda Rezende de; OLIVEIRA, Daniel dos Santos  e  OLIVEIRA, Ildete Freitas. Letramento, identidade e cotidiano entre jovens Xakriabá. Educ. rev. [online]. 2014, vol.30, n.4, pp.251-276. ISSN 0102-4698.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982014000400012.

O artigo objetiva descrever os modos de apropriação da escrita e suas consequências nos processos de construção de crenças, valores, capacidades e competências em relação à cultura escrita por jovens indígenas que cursaram o terceiro ano do segundo grau entre 2009 e 2011. A consolidação do projeto de escola diferenciada nas aldeias Xakriabá depende dos mecanismos e das representações por meio dos quais os sujeitos interpretam e dão sentido à escola e às práticas de letramento. Observou-se que a escrita no contexto escolar está articulada às demandas sociais e políticas, nas quais jovens escolarizados aparecem como personagens importantes ao lado dos mais velhos, sendo utilizada como mediadora das relações em vários contextos. Além disso, a escrita é importante na construção de narrativas pessoais e coletivas articuladas aos processos de (re)construção da identidade frente às demandas sociais e políticas.

Palavras-chave : Letramento; Cultura escrita; Identidade; Cotidiano.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons