Acessibilidade / Reportar erro

CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA METODOLÓGICA "INVESTIGAÇÃO BASEADA NAS ARTES" E DA A/R/TOGRAFIA PARA AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO

RESUMO:

Este texto pretende abordar conceitualmente a perspectiva metodológica conhecida como Arts-Based Research (ABR) de uma forma mais ampla e a a/r/tografia de uma forma mais específica. No Brasil a ABR é conhecida como Pesquisa (ou Investigação) Baseada nas Artes (PBA), ou Pesquisa Educacional Baseada nas Artes (PEBA), ou ainda Investigação Educacional Baseada nas Artes (IEBA). Nos países de língua espanhola é explorada como Investigación Basada en las Artes (IBA) e nos países de língua inglesa, Arts-Based Educational Research (ABER) ou simplesmente Arts-Based Research (ABR). A a/r/tografia é uma das formas de "investigação baseada nas artes". Inicialmente, detalharemos o campo epistemológico do construcionismo social e a noção de "voz" para posteriormente tratar da "investigação baseada nas artes", seu vínculo com a a/r/tografia e o contributo de ambas para as pesquisas em educação.

Palavras-chave:
Pesquisa; Metodologia; Educação; Artes

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Avenida Antonio Carlos, 6627., 31270-901 - Belo Horizonte - MG - Brasil, Tel./Fax: (55 31) 3409-5371 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revista@fae.ufmg.br