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QUE MATEMÁTICA ENSINAR ÀS CRIANÇAS? O PROGRAMA MÍNIMO EM TEMPOS DAS PEDAGOGIAS NÃO DIRETIVAS

WHICH MATHEMATICS SHOULD WE TEACH KIDS? THE "PROGRAMA MÍNIMO" IN TIMES OF NON-DIRECTIVE PEDAGOGY

RESUMO:

O presente estudo analisa o tema dos programas de ensino no contexto das pedagogias não diretivas. Coloca como problemática a compatibilização do ideário de atendimento aos interesses e às necessidades dos alunos face à imposição dos programas. Restringe essa temática ampla considerando os ensinos de matemática. Toma por questão central a interrogação: que matemática ensinar para atender aos interesses e às necessidades dos alunos em tempos das pedagogias não diretivas? Analisa o papel de Lourenço Filho em São Paulo e no Rio de Janeiro, na década de 1930, lançando mão de ferramental da História Cultural, analisando diferentes tipos de documentação. Conclui que o Instituto de Educação do Rio de Janeiro transforma-se em verdadeiro laboratório para elaboração de um programa de ensino de matemática - programa mínimo - em bases vindas da psicologia experimental, a partir das ações de Lourenço Filho iniciadas na Diretoria de Ensino do Estado de São Paulo.

Palavras-chave:
Programa Mínimo; Lourenço Filho; Alfredina Souza; Currículo de matemática; História da educação matemática.

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