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A ORGANIZAÇÃO MILITAR: INSTITUIÇÃO EDUCATIVA, SEUS DIFERENTES SUJEITOS E CULTURA ESCOLAR NA CAPITANIA DE MATO GROSSO

MILITARY ORGANIZATION: EDUCATIVE INSTITUTIONS, THEIR DIFFERENT SUBJECTS AND SCHOOL CULTURE AT MATO GROSSO CAPTAINCY

RESUMO:

Neste artigo pretende-se analisar elementos das práticas educativas e culturais - tendo por base a circulação cultural entre oficiais de alta patente, homens letratados do corpo militar da Coroa portuguesa, e também entre os de baixa patente, integrada por homens livres, pobres e escravos, na sociedade mato-grossense colonial. Objetiva, por meio da transposição de conteúdos e normas, condutas a inculcar e práticas educativas a ensinar, mostrar o diferencial existente na transmissão desses conhecimentos, envoltos nos espaços de quartéis, fortes, prisões e fortalezas, de ferramentas de trabalho, como facões, réguas, mapas, canoas, armas, madeira, ferro, água e animais, além dos ensinamentos práticos de ofício, que exigiam o aprendizado da leitura, da escrita e do cálculo, a compreensão das noções de medidas e pesos, e outros serviços e saberes necessários para se erguerem edificações. E, ainda, o funcionamento da Organização Militar, enquanto instituição de saber e fazer.

Palavras-chave:
Organização militar; Instituição educativa; Cultura escolar; Mato Grosso colonial.

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