SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número3CIRCULATION AND APPROPRIATION OF EDUCATIONAL CONCEPTS: ILLUSTRATED THINKING AND TEACHING MANUALS IN PORTUGUESE COLONIAL AMERICAN WORLD (EIGHTEENTH AND NINETEENTH CENTURIES)MOTIVATIONS FOR INTERNATIONAL ACADEMIC MOBILITY: THE PERSPECTIVE OF UNIVERSITY STUDENTS AND PROFESSORS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

GIACOMINI, Alexandre  y  MUENCHEN, Cristiane. AVANÇOS ALCANÇADOS POR PROFESSORES NA IMPLEMENTAÇÃO DA ABORDAGEM TEMÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO INTERIOR DO RS. Educ. rev. [online]. 2016, vol.32, n.3, pp.189-216. ISSN 0102-4698.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698136042.

O presente artigo, de caráter qualitativo e que utiliza algumas ferramentas metodológicas da etnografia, tem como tema o currículo balizado pela abordagem temática. Buscou-se, neste trabalho, analisar as compreensões e as percepções dos professores de uma escola pública estadual do interior do Rio Grande do Sul acerca dos avanços alcançados quando se implementam intervenções curriculares pautadas pela abordagem temática. O referencial teórico que baliza a pesquisa está alicerçado nos pressupostos do educador Paulo Freire e em ideais das repercussões educacionais do movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Os resultados emergiram a partir de uma variedade de instrumentos utilizados na coleta de dados. Mediante a metodologia de Análise Textual Discursiva, foram sintetizados e apresentados sob a forma de categorias de avanços, intituladas de: o tema trabalhado a partir da realidade, do contexto do(s) aluno(s); a mudança na concepção de currículo; e o diálogo entre professor-aluno e aluno-aluno.

Palabras clave : Currículo; Abordagem temática; Realidade dos alunos; Diálogo entre professor-aluno e aluno-aluno..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )