Acessibilidade / Reportar erro

O ACESSO DE ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS AO CIRCUITO LIBERDADE: ANÁLISE DE UM PROJETO PILOTO * * Esta pesquisa foi financiada CNPq/MinC por meio da Chamada n. 80/2013 CNPq/SEC/MinC. O campo foi autorizado pelo COEP-UFMG em 6 de outubro de 2014.

PUBLIC SCHOOLS' ACCESS TO circuito LIBERDADE: A PILOT PROJECT'S ANALYSIS

RESUMO:

Este artigo se propõe a descrever a relação entre o acesso de alunos de escolas públicas a equipamentos culturais e seu perfil socioeconômico e hábitos formados e cultivados no âmbito de práticas culturais. Para tal, foi feita uma pesquisa de campo junto a escolas da rede pública de ensino de Belo Horizonte. Formaram-se dois grupos de alunos entrevistados, os que participaram da ação educativa e os que não participaram. Buscou-se captar o efeito desse programa, considerando perfil demográfico do aluno, preferências por disciplinas e lugares dentro da escola, condições socioeconômicas da família, hábitos culturais, alocação de tempo e avaliação de Belo Horizonte. Os resultados evidenciam que os alunos mais motivados pelo contato com o Circuito Liberdade são aqueles mais interessados nas atividades escolares, assim como aqueles que informam frequentar e participar de atividades culturais.

Palavras-chave:
Hábitos; Cultura; Museu; Educação.

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Avenida Antonio Carlos, 6627., 31270-901 - Belo Horizonte - MG - Brasil, Tel./Fax: (55 31) 3409-5371 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revista@fae.ufmg.br