SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33DOCENTES, TAREFAS E ALUNOS NA DEFINIÇÃO DE COMPROMISSO: PESQUISANDO A SALA DE AULA DE ENSINO FUNDAMENTALDISCURSO DA CRISE AMBIENTAL NA MÍDIA IMPRESSA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

SILVA, Marcília de Sousa  e  ISAYAMA, Hélder Ferreira. LAZER E EDUCAÇÃO NO PROGRAMA ESCOLA INTEGRADA. Educ. rev. [online]. 2017, vol.33, e156123.  Epub 27-Mar-2017. ISSN 0102-4698.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698156123.

Propôs-se um estudo de caso sobre as interfaces entre lazer e educação no Programa Escola Integrada, do município de Belo Horizonte, cuja proposta objetiva uma formação diferenciada. A pesquisa utilizou a abordagem do ciclo de políticas (policy cycle approach) para entender os contextos do programa, no qual se interpretaram as concepções de lazer e educação apropriadas pelos sujeitos envolvidos no planejamento e na execução das ações. Conclui-se que as concepções de educação e lazer apropriadas no contexto da prática do programa podem ser interpretadas como funcionalistas, porém, sem serem consideradas negativas. Entretanto, entende-se que não são suficientes para o desenvolvimento de uma cultura política, assentada na formação cultural. As ações educativas planejadas e executadas pelos sujeitos investigados precisam ser redimensionadas e refletidas como promotoras, produtoras e produzidas da e na cultura, além das possibilidades de divertir e alegrar.

Palavras-chave : Concepções; Lazer; Educação; Programa Escola Integrada..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )