SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33LAZER E EDUCAÇÃO NO PROGRAMA ESCOLA INTEGRADADISCURSO EDUCATIVO LETRADO DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DE DIFERENTE PERFIL PEDAGÓGICO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

GARRE, Bárbara Hees  e  HENNING, Paula Corrêa. DISCURSO DA CRISE AMBIENTAL NA MÍDIA IMPRESSA. Educ. rev. [online]. 2017, vol.33, e138587.  Epub 03-Abr-2017. ISSN 0102-4698.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698138587.

O artigo problematiza o discurso de crise ambiental na atualidade. A partir de algumas ferramentas da análise do discurso foucaultiana, discute-se um dos enunciados que compõe o discurso aqui investigado: o “Terror e medo pela perda do Planeta”. O estudo toma como corpus discursivo a revista Veja, especialmente reportagens produzidas a partir de 2001, em que enunciações ocupadas por terror e medo se tornam evidentes na mídia em análise. Discussões acerca do medo em Zigmunt Bauman, biopoder/biopolítica em Michel Foucault e cultura a partir de estudiosos do campo da Educação Ambiental são tomados como aportes teóricos desse estudo. Nas reportagens em evidência, há um forte chamamento para riscos e perigos quanto à continuidade de vida na Terra atrelado ao convite para que participemos da grande campanha mundial. Pensarmos possibilidades de enfrentar medos líquidos modernos, produzindo outros modos de nos relacionarmos com o ambiente, é um dos desafios dessa pesquisa.

Palavras-chave : Crise ambiental; Mídia impressa; Estudos Foucaultianos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )