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Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

FREUND, Cristina Spolidoro  e  BIAR, Liana de Andrade. GERENCIANDO O ESTIGMA DO PROFESSOR CONTRATADO: UMA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA. Educ. rev. [online]. 2017, vol.33, e166838.  Epub 04-Set-2017. ISSN 0102-4698.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698166838.

O artigo analisa o trabalho exercido por professores contratados em Instituições Federais de Ensino (IFEs) a partir de uma perspectiva discursiva. Assume-se que diferenças contratuais e de direitos, que precarizam relações de trabalho de professores contratados, são retroalimentadas no campo simbólico por escolhas lexicais - “efetivos” e “contratados” - que acirram a polarização entre essas categorias docentes. Em empreitada interdisciplinar, conjugando estudos sobre trabalho docente com o arcabouço teórico-metodológico da Análise de Discurso Crítica, amostra de corpus constituído por 18 autoavaliações escritas por professoras contratadas em situações reais de comunicação com a instituição foi analisada com os objetivos de identificar: marcas linguístico-discursivas usadas em sua representação e de seu trabalho; estratégias de manejo do potencial estigmatizante, à luz de Goffman, da situação de contrato; e efeitos de sentido que ajudam a (des)construir a polarização entre professores efetivos e contratados.

Palavras-chave : Análise de Discurso Crítica; Estigma; Professores contratados.

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