SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33OS MUSEUS COMO ESPAÇOS EDUCATIVOSEducação do campo como espaço em disputa: análise dos discursos do material didático do projovem campo - saberes da terra índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

BASSI, Adélia Carolina  e  MORAIS, Christianni Cardoso. “Vestir de anjo”: moralidade e práticas educativas em são João del-rei (1930-1946). Educ. rev. [online]. 2017, vol.33, e162965.  Epub 21-Set-2017. ISSN 0102-4698.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698162965.

Analisamos a moralidade a partir de representações e práticas efetivadas em uma escola pública de São João del-Rei, o Grupo Escolar “João dos Santos”. Sob o ponto de vista teórico-metodológico, utilizamos os “jogos de escalas”, que possibilitam a apreensão de diferentes dimensões: do nacional ao regional, do local ao individual. Foi realizada uma pesquisa documental em fontes diversas: legislação, imprensa periódica, atas de exames da escola, jornal publicado por professores e alunos da instituição, fotografias, boletins, caderno de caligrafia e entrevistas com uma ex-aluna. No período analisado, 1930 a 1946, houve ampliação do acesso aos grupos escolares no Brasil e intensa atividade legislativa a regular o ensino religioso. Concluímos que, mesmo não sendo o ensino religioso conteúdo obrigatório nas escolas públicas, a cultura religiosa se encontrava disseminada nas atividades escolares, fosse nas aulas de caligrafia, nas festas escolares, fosse no periódico publicado por professores e estudantes. Ademais, a aula “Religião” foi acrescentada por uma professora no boletim escolar, constando de parte da avaliação. Tais indícios revelam falta de sincronia entre as prescrições legais e as práticas escolares.

Palavras-chave : Educação religiosa; Grupos escolares; Moralidade..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )