SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33Administrando o currículo ou os efeitos da gestão no desenvolvimento curricularBOLSA DE NIVELAMENTO ACADÊMICO: RESULTADOS DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO EM ESTUDANTES DE ORIGEM VULNERÁVEL NA UNIVERSIDADE DE CONCEPCIÓN índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

LOCKMANN, Kamila; MACHADO, Roseli Belmonte  e  FREITAS, Débora Duarte. A INCLUSÃO, A ESCOLA E A SUBJETIVAÇÃO DOCENTE: ANALISANDO O CONTEXTO DO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE 1. Educ. rev. [online]. 2017, vol.33, e154132.  Epub 13-Nov-2017. ISSN 0102-4698.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698154132.

Há uma proliferação discursiva da inclusão como algo ético e benevolente, especialmente, nos discursos educacionais. Fundamentadas no pós-estruturalismo, notamos como os jogos de saber-poder-verdade instituem regimes discursivos que constrangem os indivíduos a agirem de determinados modos, constituindo subjetividades. Objetivamos analisar os discursos acerca da inclusão escolar e perceber como eles vêm produzindo formas de ser professor. A partir da aplicação de questionários a formandos de cursos de licenciatura e professores da Educação Básica, foi possível perceber que: a) o papel atribuído à escola, muitas vezes, se resume aos processos de socialização e à adequação física e material do espaço e; b) o papel do professor é descrito a partir do que denominamos subjetividades docentes contemporâneas, traduzidas em um sujeito docente, moral, mediador e responsável pelo sucesso/fracasso da inclusão. Assim, percebemos que esses discursos constituem subjetividades docentes contemporâneas que se curvam ao pressuposto da inclusão como um imperativo de Estado.

Palavras-chave : Inclusão; Escola; Professor; Subjetividade..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )