SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33BOLSA DE NIVELAMENTO ACADÊMICO: RESULTADOS DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO EM ESTUDANTES DE ORIGEM VULNERÁVEL NA UNIVERSIDADE DE CONCEPCIÓNEM TORNO DA DIFERENÇA: UMA CONFRONTAÇÃO ENTRE ADORNO E DELEUZE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

PETRY, Franciele Bete  e  VAZ, Alexandre Fernandez. DOCÊNCIA, EXPERIÊNCIA INTELECTUAL, FORMAÇÃO: THEODOR W. ADORNO COMO PROFESSOR. Educ. rev. [online]. 2017, vol.33, e162877.  Epub 13-Nov-2017. ISSN 0102-4698.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698162877.

A obra de Theodor W. Adorno pode ser lida como uma busca pela transformação social que, entre outros elementos, requer o pensamento crítico. Neste sentido, a educação compõe os esforços de superação da semiformação e dos limites que a indústria cultural impõe à experiência intelectual e estética, engajando-se na batalha política de não-repetição da barbárie, na luta contra o totalitarismo e a dominação social. Considerando que a educação em Adorno exige pensar seriamente sobre a tarefa dos professores, o presente artigo analisa a educação como prática política em alguns de seus seminários. Adorno executou sua filosofia não apenas em seus escritos e discursos, mas em sua prática docente. Em suas aulas, o exercício filosófico e a análise e aplicação dos conceitos mostram-se tão importantes quanto a discussão de ideias, quando forma e conteúdo se mostram inseparáveis.

Palavras-chave : Teoria Crítica da Sociedade. Formação. Adorno; Theodor W. Ensino de Filosofia..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )