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EM TORNO DA DIFERENÇA: UMA CONFRONTAÇÃO ENTRE ADORNO E DELEUZE

AROUND THE DIFFERENCE: A CONFRONTATION BETWEEN ADORNO AND DELEUZE

RESUMO:

No campo da filosofia da educação há duas importantes e radicalmente distintas possibilidades de abordagem do tema da diferença. Uma é a do pensamento de Adorno, que pensa a diferença sob o ponto de vista da dialética negativa, implicando uma crítica interna das estruturas da razão. Essa crítica visa induzir a processos de autorreflexão sobre os elementos corrosivos da racionalidade, que potencializam a regressão à barbárie. Outra é a do pensamento de Deleuze, que supõe uma crítica externa à razão, em particular às pretensões universalistas da identidade. Este artigo tem o objetivo de comparar e problematizar as duas críticas, e apontar os riscos e tendências irracionalistas da crítica de Deleuze, em seus objetivos antifundacionalistas dirigidas a conceitos fundamentais da filosofia ocidental.

Palavras-chave:
Teoria crítica; Theodor Adorno; Filosofia da educação; Diferença; Gilles Deleuze.

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