SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34MECANISMOS EFICIENTES NA PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR DE JOVENS NEGROS: ESTEREÓTIPOS, SILENCIAMENTO E INVISIBILIZAÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

BASSANI, Patrícia B. Scherer  e  BARBOSA, Débora Nice Ferrari. EXPERIÊNCIAS COM A WEB 2.0 NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA PROPOSTA PARA FOMENTAR PRÁTICAS EDUCACIONAIS BASEADAS NA PERSPECTIVA DE AMBIENTES PESSOAIS DE APRENDIZAGEM. Educ. rev. [online]. 2018, vol.34, e162010.  Epub 18-Jan-2018. ISSN 0102-4698.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698162010.

Estudos envolvendo o uso de tecnologias digitais em ambientes educacionais, com base no conceito de Ambientes Pessoais de Aprendizagem (PLE), mostram as possibilidades de aprimorar processos educacionais por meio de uma abordagem pedagógica que reconhece o benefício dessas tecnologias. Entendemos que um PLE é organizado a partir de ferramentas, mecanismos e atividades que cada aluno usa para ler, produzir e compartilhar. Essas ações são possíveis por meio de diferentes aplicações da web 2.0. Este estudo tem como objetivo apresentar uma proposta para fomentar práticas educacionais com tecnologias no contexto da sala de aula na perspectiva do PLE. A pesquisa, baseada em uma abordagem qualitativa, está organizada em duas fases. Em primeiro lugar, propomos um modelo para auxiliar os professores na seleção de aplicações web para promover práticas educacionais baseadas no PLE. Em segundo lugar, apresentamos e analisamos os resultados de um estudo qualitativo, que envolve o uso do modelo proposto em práticas educacionais realizadas nos últimos anos do ensino fundamental em uma escola particular no Brasil. Os resultados apontam que a proposta pode ser usada para apoiar os professores no desenvolvimento de práticas educativas envolvendo o uso de tecnologias digitais para promover o PLE do aluno.

Palavras-chave : Informática na Educação; Ambiente pessoal de aprendizagem; Ensino Fundamental; Estratégias de ensino/aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )