SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34O HÍBRIDO ENERGIA ENUNCIADO POR PROFESSORES DE FÍSICA E BIOLOGIA EM FORMAÇÃO INICIALQUANDO E COMO USAR ENTREVISTAS POR E-MAIL: REFLEXÕES COM BASE EM PESQUISA SOBRE ASSEXUALIDADE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

CUNHA JUNIOR, Fernando Rezende da. PROFESSORES E ALUNOS NO FACEBOOK: A COLABORAÇÃO COMO FORMA DE POTENCIALIZAR A AGÊNCIA. Educ. rev. [online]. 2018, vol.34, e187154.  Epub 06-Ago-2018. ISSN 0102-4698.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698187154.

Este estudo tem como objetivo descrever como o uso de grupos no Facebook colabora para que professores e alunos se tornem agentes colaborativos. Para compreendermos como tal processo ocorre, este artigo segue os princípios da Teoria da Atividade Sócio Histórico Cultural (TASCH) (LEONTIEV, 1978; VYGOTSKY, 1987; ENGESTRÖM, 2015) e está metodologicamente baseado na Pesquisa Crítica de Colaboração (MAGALHÃES, 1998). Os dados utilizados foram coletados do feed de notícias de seis grupos no Facebook, sendo um grupo de professores e cinco grupos de professor-alunos, e de questionários, que foram respondidos pelos professores e alunos em momentos distintos. Os dados foram analisados seguindo-se os preceitos do interacionismo sócio discursivo (BRONCKART, 1999) e da análise de conversação (KERBRAT-ORECCHIONI, 2006). Os resultados das análises sugerem que os participantes apresentam uma evolução em relação à agência, e que devido ao caráter colaborativo da pesquisa, foi possível expandir as atividades além dos objetivos iniciais da pesquisa.

Palavras-chave : Colaboração; Grupos online; Agência colaborativa; Expansão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )