SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34PROFESSORES E ALUNOS NO FACEBOOK: A COLABORAÇÃO COMO FORMA DE POTENCIALIZAR A AGÊNCIAJOVENS, MIDIATIZAÇÃO DA LEITURA E NARRATIVAS DE SENTIDO: IMPLICAÇÕES PARA A ESCOLA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

OLIVEIRA, ELISABETE REGINA BAPTISTA DE  e  VIANNA, CLÁUDIA PEREIRA. QUANDO E COMO USAR ENTREVISTAS POR E-MAIL: REFLEXÕES COM BASE EM PESQUISA SOBRE ASSEXUALIDADE. Educ. rev. [online]. 2018, vol.34, e192012.  Epub 06-Ago-2018. ISSN 0102-4698.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698192012.

Com base em pesquisa sobre assexualidade, este artigo traz reflexões sobre os limites e as possibilidades do uso de entrevistas por e-mail. Com o objetivo de alcançar pessoas autoidentificadas como assexuais - em diferentes lugares do Brasil - a investigação que deu origem ao artigo utilizou o e-mail como ferramenta metodológica. Este artigo apresenta os desafios da realização de entrevistas por e-mail diante da ausência de pistas sociais como gestos, entonação de voz e linguagem corporal. Também expõe as vantagens ao possibilitar maior alcance geográfico dos sujeitos, ao permitir a participação de pessoas que - por diferentes motivos - não concederiam entrevista presencialmente; e ao viabilizar o contato com uma autoidentificação nascida e difundida nos meios virtuais. Esses aspectos evidenciam o fortalecimento das tecnologias de informação e comunicação como instâncias socializadoras no processo de construção identitária na contemporaneidade e a contribuição do acesso à internet para o enriquecimento da pesquisa sobre assexualidade.

Palavras-chave : Pesquisa; Entrevistas por e-mail; Educação; Assexualidade; Diversidade sexual.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )