SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34QUANDO E COMO USAR ENTREVISTAS POR E-MAIL: REFLEXÕES COM BASE EM PESQUISA SOBRE ASSEXUALIDADEESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO NO TRABALHO DOCENTE: UM ESTUDO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NA AMAZÔNIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

SOUSA, Cirlene Cristina de  e  MACANEIRO, Marcial. JOVENS, MIDIATIZAÇÃO DA LEITURA E NARRATIVAS DE SENTIDO: IMPLICAÇÕES PARA A ESCOLA. Educ. rev. [online]. 2018, vol.34, e153786.  Epub 20-Ago-2018. ISSN 0102-4698.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698153786.

Partindo de uma pesquisa de campo, os autores tecem uma análise sobre a midiatização da leitura e a preferência juvenil por narrativas mitológicas, hoje reeditadas em livros, filmes e séries televisivas, com suas extensões online. A análise destaca os novos suportes e protocolos de leitura entre os jovens; a diversidade e interação disponibilizadas pela leitura midiatizada; os efeitos da midiatização nos modos de ler dos jovens; e a relação de sentido entre as obras épico-mitológicas e a condição juvenil contemporânea. O artigo se encerra com indicações para a educação escolar: a oferta de mediadores entre textos e jovens-alunos da parte da escola, a relação entre novas tecnologias de comunicação e a pedagogia, a importância do ofício da lição na relação com os jovens-alunos midiatizados.

Palavras-chave : Leitura; Midiatização; Juventude; Narrativas mitológicas; Escola.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )