RESUMO:
Considerando a rotina de uso de músicas em aulas de língua estrangeira (inglês) e, ao mesmo tempo, a importância de criticidade sobre a ação, neste texto buscamos rastrear possibilidades e reflexões da ação docente, a partir do que denominamos de “letramentos musicais” para o ensino de LE (inglês). O estudo implementado é de cunho qualitativo, interpretativista e tem como procedimento o estudo de caso realizado em uma escola pública estadual do interior de Goiás, envolvendo três professoras do idioma e quatro alunos de três diferentes turmas de primeiro ano do ensino médio. Compõem a geração e interpretação do material empírico as fases de diagnóstico, intervenção e avaliação ocorridas durante o estágio obrigatório docente, bem como os relatos colhidos dos participantes por intermédio da entrevista semiestruturada e do questionário. Os resultados sugerem a urgência de eventos de letramento musical docente em sala de aula de LE (inglês), no sentido de garantir a aprendizagem linguística integrada à musical de alunos, com reflexões sobre potencialidades didáticas que se relacionam à percepção de música enquanto texto, prática discursiva e prática social.
Palavras-chave:
Letramentos; Educação musical; Ensino de inglês