SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UM PANORAMA DO COMPROMISSO SOCIAL DA UNIVERSIDADE PÚBLICAEM BUSCA DE SIGNIFICADOS PARA A EXPRESSÃO “IDEOLOGIA DE GÊNERO” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

GUNTER, Glenda A.  e  BRAGA, Junia de Carvalho Fidelis. Conectando, arrastando e integrando: affordances de aplicativos móveis e adoção da inovação no contexto de formação e prática do professor. Educ. rev. [online]. 2018, vol.34, e189927.  Epub 13-Dez-2018. ISSN 0102-4698.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698189927.

Apesar da adoção dos dispositivos móveis na sociedade, ainda temos a aprender sobre a percepção dos professores do potencial desses artefatos como inovação para seu desenvolvimento profissional e prática. Este estudo visa responder estas questões: que propiciamentos dos aplicativos móveis os professores percebem para seu desenvolvimento profissional e prática? O que esses propiciamentos revelam sobre os atributos em Rogers (2003), a saber: vantagem relativa, compatibilidade, complexidade, testabilidade e observabilidade? A análise das narrativas de onze professores indica que estes percebem os propiciamentos de seus dispositivos móveis para seu desenvolvimento profissional. Sobre a instrução, eles relatam que a falta de equipamentos nas escolas e a necessidade de um currículo que inclua o uso de tecnologias emergentes podem indicar um baixo grau de compatibilidade, atributo relacionado a valores do sistema social. Os propiciamentos relatados apontam a necessidade de um novo sistema de valores se quisermos adotar a aprendizagem móvel na educação formal.

Palavras-chave : Aplicativos móveis; Formação de professor; Prática de sala de aula; Adoção da inovação; Propiciamentos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )