SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34CUIDADO E GERENCIALISMO: PARA ONDE VAI O TRABALHO DAS PROFESSORAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

ASSAI, Natany Dayani de Souza; BROIETTI, Fabiele Cristiane Dias  e  ARRUDA, Sergio de Mello. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS NACIONAIS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS. Educ. rev. [online]. 2018, vol.34, e203517.  Epub 13-Dez-2018. ISSN 0102-4698.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698203517.

Nesse artigo, nossa proposta centra-se em apresentar os resultados de um mapeamento realizado em periódicos da área de Ensino de Ciências acerca da temática estágio supervisionado na formação inicial de professores. Realizamos uma pesquisa denominada estado da arte em 56 periódicos, resultando em um total de 87 artigos analisados, os quais foram submetidos aos procedimentos da Análise de Conteúdo. Como resultados, encontramos 8 categorias que representam os principais aspectos abordados por pesquisadores/educadores acerca dos estágios supervisionados, a saber: estratégias didáticas; discussões teóricas sobre o campo de estágio supervisionado; instrumentos formativos; ação docente; concepções dos estagiários; aprendizagem docente; evidências da constituição da identidade docente e a relação entre os sujeitos envolvidos na tríade formativa. Destacamos que esta investigação nos permitiu visualizar uma discussão plural acerca dos Estágios Supervisionados nos cursos de licenciatura, suscitando reflexões acerca das tendências nesta área e lacunas ainda a serem investigadas colocando em evidência a formação docente.

Palavras-chave : Estágio supervisionado; Estado da arte; Formação inicial de professores; Ensino de Ciências.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )