SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34PORTUGAL E DÉCADA INTERNACIONAL DE AFRODESCENDENTES: A EDUCAÇÂO E OS TEMPOS DA VIOLÊNCIA COLONIAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

PASSOS, JOANA CÉLIA DOS  e  SANTOS, CARINA SANTIAGO DOS. A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EJA: ENTRE AS POTENCIALIDADES E OS DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Educ. rev. [online]. 2018, vol.34, e192251.  Epub 23-Nov-2018. ISSN 0102-4698.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698192251.

Se observado o currículo escolar constata-se que os conhecimentos ainda são hegemonicamente de base eurocêntrica, contribuindo para o tratamento desigual na escolarização da população negra ao não levar em conta sua história. Neste sentido, a inclusão de conhecimentos sobre a educação das relações étnico-raciais e sobre a história e cultura afro-brasileira e africana, protagonizada pelo movimento negro representa um avanço político e pedagógico na história da educação e da escola brasileira. O presente artigo problematiza a prática pedagógica na educação de jovens e adultos a partir da pesquisa-ação, realizada entre coordenação pedagógica e professores, tendo como foco a educação das relações étnico-raciais. São também abordados estudos já realizados sobre o tema, evidenciando os anúncios que se fazem para a superação dos desafios que se colocam para essa modalidade educativa. O campo escolhido como lócus para a análise é a EJA desenvolvida em uma capital do sul do Brasil.

Palavras-chave : Educação de jovens e adultos; Relações raciais; Prática pedagógica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )