SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34PEDAGOGIA DA CRUELDADE: RACISMO E EXTERMÍNIO DA JUVENTUDE NEGRAQUANDO A DIÁSPORA AFRICANA INTERPELA A EDUCAÇÃO: APROXIMAÇÕES ENTRE BRASIL E COLÔMBIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

KING, JOYCE. NOTAS EM EDUCAÇÃO PARA A PEDAGOGIA DA LIBERTAÇÃO NAS TRADIÇÕES PAN-AFRICANAS /INTELECTUAIS NEGRAS. Educ. rev. [online]. 2018, vol.34, e197577.  Epub 23-Nov-2018. ISSN 0102-4698.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698197577.

O artigo analisa o contexto norte-americano e as estratégias da luta de libertação dos negros norte-americanos. Discute que, apesar do terror experimentado pelos negros norte-americanos no processo da escravidão, na luta pelos direitos civis e pela superação do racismo institucionalizado, eles experimentavam em suas vidas diárias, formas de resiliência psíquica nutridas pela espiritualidade do povo negro, ou seja, o pensamento informado pelo Espírito. Desse pensamento surgiu a coragem coletiva na luta. Tudo isso pode ser entendido como um processo educacional essencialmente libertador. A tradição intelectual pan-africana/negra, entendida como educação para a pedagogia da libertação, oferece uma lente teórica para a análise e interpretação desse movimento e luta por liberdade. Esta lente interpretativa está ausente do nosso currículo e da preparação profissional de educadores e pesquisadores. O ativismo do intelectual pan-africano e historiador guianense Walter Rodney (1942-1980) sintetiza esta lente teórica.

Palavras-chave : Educação; Negros norte-americanos; Pan-africanismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )